Páginas

4 de dezembro de 2013

Frágil como uma taça de cristal

Vida.

Meu lado humano me diz que nós precisamos de você aqui; que o mundo é menos sem a sua casca nele. E realmente, é. Não sem sua casca, mas sem sua alma. Uma vez que você deixar esse chão, nada mais será o mesmo. Eu quero acreditar, vô, quero acreditar que você é mesmo esse cara invencível que eu sempre vi. Quero acreditar que doença nenhuma pode te parar. Nem a morte.

Disso eu sei, afinal, és um bom homem. Vejo a vida que levaste por aqui, e vejo que plantaste boas coisas apenas. Positividade. Nunca na minha vida eu te vi de cara fechada ou triste por qualquer motivo que fosse. Você sempre soube ver o lado bom de tudo. Aprendi contigo e continuo aprendendo.

Por isso estou tentando ver o lado bom de tudo isso... hoje, deitado numa maca, você me diz "estou ótimo". Eu sei que seu espírito está. Sempre calmo, sempre paciente, sereno e tranquilo. Você sempre foi pra quem eu olhei e disse "eu quero ser assim quando crescer". Graças a ti, meu pai é um bom homem também. Assim como tu, de caráter íntegro. 

Te vi ao longo do tempo pulando pra cá e pra lá buscando conhecimento. Homem incansável, com sede do mundo. Sempre achei que tu soubesse tudo. Ainda acho. Mas é essa coisa da minha carne que diz que eu preciso da tua aqui comigo. Embora eu saiba, na minha alma, que a tua jamais vai deixar o meu lado. Sentimento humano besta, estúpido... eu bem sei que tu estaria melhor longe desse mundo nojento.

Mas penso pelo lado das pessoas que te amam por aqui... e não são poucas. Eu, por exemplo. Penso em como minha vó, embora tão tranquila e sábia quanto tu, vai sentir a tua partida. Eu sei que ela sempre vai te ter ao lado também, mas isso não muda a dor física e não podemos apenas ignorá-la. 

Como eu queria poder te fazer viver pra sempre, mesmo que a vida, em sua ambiguidade irônica, seja apenas um teatro de marionetes em que nós, certamente não somos quem os comanda. Ventríloquos, apenas, esperando que falem por nós pra que a peça continue. E eu sei, vô, você sempre foi mais que isso.

É difícil conhecer alguém que veio da sua época e conseguiu se tornar tão sábio, manter a mente aberta pras coisas da vida, saber aceitar o que vier com um sorriso no rosto. Sua sabedoria é o que me faz ver em ti um homem invencível. 

Infelizmente, sei que seu corpo não é. Há não muito tempo fora atingido por uma enfermidade. Um susto que me fez pensar quanto tempo eu teria ao teu lado. Todas as pessoas que te rodeiam são sortudas de conhecer e conviver com alguém tão sábio. Muitos não valorizam essa sorte. Vi filhos teus te decepcionarem, mas nunca te vi renegando-os. 

Mesmo diante da dor, da enfermidade, da tristeza, da decepção, tu sempre colocaste um sorriso no rosto e deixaste o destino levar tudo ao seu lugar. Sem desespero, sem medo; nunca te vi perder a cabeça. E se há alguém no mundo que eu admiro dessa forma, são vocês, de todos os ângulos. Entendedor de tudo, homem sábio. 

Não preciso de mais pra explicar o quanto me pesa a tua condição. Sei que tua alma está em paz, porque não tens nada a temer. Levaste uma vida feliz até aqui, e quando chegar a hora da tua colheita, os bons frutos virão a ti. Eu tenho orgulho de ti. Da forma como tu escolheu viver, do teu jeito de mostrar teu conhecimento e dividí-lo com todos nós, que mal soubemos o quanto tudo era importante e especial pra ti.

Fico em paz por saber que todos os dias que estive contigo, eu deixei claro, e tu sabes, eu te amo. Espero de todo o meu coração que esse não seja o meu adeus ainda, mas se for, tu sabe bem o que tu és pra mim. Hoje mesmo eu disse, "meus avós são pessoas excepcionais", muito mais do que se pode esperar de um mero ser humano. Nobre, é o que tu és. 

E me dói ver um homem nobre num corpo mortal e frágil, que se quebra tão fácil como uma taça de cristal. Quando seu corpo se for, eu sei que a maior das coroas será sua. Não sei dizer se essa era sua missão, mas eu sei que você atingiu os maiores bens da vida humana; paz, felicidade; e de nada mais precisa. Na minha vida, a sua presença teve total e brutal influência.

Devo a ti por ter me tornado quem me tornei. Eu me orgulho de ter caráter íntegro, de ter uma sede inesgotável por conhecimento, de ser quase tão boa contadora de histórias como tu, de ter herdado a tua criatividade, a tua persistência, a tua loucura, a tua liberdade. E ainda quero desenvolver os dons que tu alcançaste. Quero poder me ver em paz, serena. 

Quero, como tu, poder olhar pra vida quando ela estiver uma completa merda e dizer "eu estou ótima" e não estar fazendo uso do sarcasmo. Quero poder olhar pra tudo que construí, quando chegar a minha hora, e dizer, "meu vô se orgulharia de mim". No fim, tudo que eu quero é ser como você. 

Mas hoje, meu pedido é por alívio das dores. Todas elas. Que todas sumam e me deixem você; bem. Porque dói fundo vê-lo sofrer... melhore, por mim, pela vó, pelos teus filhos, netos e bisnetos, pelos teus amigos e todas as pessoas que tu conseguiu cativar ao longo da tua vida. Tanta gente que te ama, né? Difícil não amar um herói, um homem invencível contador de histórias, louco da cabeça, inventor, sábio como só. 

Difícil manter meu corpo longe das lágrimas ao ver teu corpo se aproximando do sono final. Eu sei, eu sei... você está ótimo... 

Ao meu amado avô, meu profundo desejo de melhoras, e que mesmo depois daqui, sua alma permaneça íntegra e sábia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário