Porque pequenos pensamentos que temos, sonhos ou acontecimentos sem importância podem afetar muito mais do que imaginamos.
Não é a primeira vez que acontece comigo. Nosso consciente é fortemente afetado pelas coisas que passam por nós despercebidas, coisas que fazem parte do nosso inconsciente. Nossos sonhos são a liberdade dos nossos pensamentos (que boa parte das vezes nós mesmos desconhecemos) e vontades.
Quando acordamos e lembramos de um sonho que temos, às vezes rimos, às vezes nos assustamos, às vezes achamos bom ou ruim, apenas. Mas será que percebemos que esse sonho pode afetar o que fazemos? Esse sonho pode ter colocado na nossa mente alguma barreira e nos fazer acreditar naquele impedimento.
No final de um dia, percebi que havia evitado uma pessoa durante várias tentativas de aproximação. Pensei por que teria feito isso, já que era incomum de mim e lembrei do sonho que havia tido. Liguei os fatos e percebi que o meu inconsciente havia barrado aquela pessoa e que por causa do sonho, eu não queria falar com ela.
Bobo, não? Mais ainda: estranho!
Ultimamente meus sonhos têm tido muitas ligações com a minha vida diária e com as minhas preocupações, quando geralmente eram só coisas bobas e sem nexo que não poderiam fazer o menor sentido. Sempre disse que quando eu começo a sonhar com algo frequentemente, isso se torna um problema.
Justamente pelo fato do bloqueio inconsciente que esses sonhos causam. Os sonhos podem significar muitas coisas (pra quem acredita, claro), mas também podem apenas te lembrar de algumas coisas e te fazer perceber outras que são conscientemente imperceptíveis.
Sonhos, geralmente, são tão irracionais quanto é possível (ainda mais os meus). Mas quando eles fazem um certo sentido, conseguem nos assustar. São esses sonhos que criam as tais barreiras. Por causa destes, mudamos de comportamento ou humor sem nem sequer perceber.
Perigoso, não?
Afinal, nosso inconsciente nos prega peças e nós sempre caímos, pois não estamos atentos a nada além da parte "acordada" de nós. Muitos de nossos medos são culpa de nossos pesadelos, se formos parar pra raciocinar. Assim como muitas de nossas ações são reflexos dos nossos instintos que só se mostram concretos nos sonhos.
Maldita mente, que, mesmo quando dormimos, sabe nos manipular. E como manipula.
Nenhum comentário:
Postar um comentário