May the light guide you through the way, but don't let it blind you. May the Gods be with you.
6 de julho de 2012
Incomodando por aí
Pare e pense. Desde pequenos nós somos ensinados e ensinadas a não dar bola para a criação artística, e isso nos persegue a vida toda: na hora do vestibular, você é totalmente desaconselhada (o) a seguir uma carreira neste campo, seja música, artes cênicas, plásticas, etc. Simplesmente não é aconselhável porque você vai morrer de fome.
Mas a criação artística é inerente a todo ser humano, desde as cavernas. Eu sei que na 5ª série você estudou as pinturas rupestres dos primeiros homens e achou super legal. Ainda me lembro, eu devia ter uns 5 anos e usava uns tênis lindamente brancos que minha mãe havia escolhido. Um belo dia, eu peguei uma caneta esferográfica azul, me escondi atrás do sofá e desenhei o tênis inteiro. Bem, minha mãe me encontrou e me deu uma surra tão memorável que eu nunca mais esqueci. Daí eu entendi que não podia desenhar nos tênis.
Aí comecei a desenhar nas paredes da minha casa. Eram tão branquinhas e sem graça. Bingo. Minha mãe viu, me xingou até me despedaçar e me fez apagar os desenhos. Daí descobri que não se podia desenhar nas paredes.
Mais tarde, eu estava na 7ª série e as bordas dos meus cadernos eram repletas de desenhos variados, de animes, bonecas até comidas. Eu desenhava quando ficava entediada na aula. Tinha uma professora que inspecionava os nossos cadernos (eu não sou tão velha assim, mas essa professora era), vendo se a letra era bonita (que antiquado!) e se o caderno estava “limpo”. Pois bem. Quando ela viu o meu, ela teve um surto psicótico. Disse que eu tinha um caderno de moleque (ela disse isso mesmo), que uma MOCINHA (atenção para essa palavra) não podia ter um caderno rabiscado daquele jeito. Pimba. Também não podia desenhar no caderno. Era só o que me faltava!
Moral da história: incomodei muita gente pelo simples ato de desenhar. É engraçado pensar como atos criativos podem incomodar tanta gente acomodada. Mas as pessoas precisam da arte, para botar seus sentimentos pra fora, caso contrário nós explodimos de outra forma.
Bem, hoje eu tenho alguns desenhos pelo corpo. E continuo incomodando muita gente por isso.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário