Páginas

29 de agosto de 2011

Vamos falar de sexo na falta do que falar

Pokémon me enchendo o saco pra postar aqui; então resolvi falar sobre o dia de hoje. 29 de agosto. Dia nacional da visibilidade lésbica. Ah, você não sabia? Bem-vinda ao universo sapatão.

Dia nacional da visibilidade lésbica porque quando se fala de homossexualidade, geralmente a palavra “lésbica” não é pronunciada, sendo substituída por gay ou homossexual, termos que abrigam tanto a homossexualidade feminina como a masculina.
Usando termos gerais, apaga-se as especificidades da sexualidade lésbica, tão pouco falada (mal-falada) e cai-se novamente na invisibilidade do feminino, isto é, apaga-se a história das mulheres como protagonistas de sua própria vida e volta-se para o senso comum de que os grandes heróis são sempre os homens, mesmo dentro do movimento LGBT. Os sujeitos femininos continuariam relegados ao silêncio e ao esquecimento, como foram durante boa parte da história da humanidade.

Assim, ao lado da já tradicional Parada Gay, temos agora também a Marcha Lésbica, que vem com o propósito de ser mais politizada na defesa dos direitos tanto das mulheres – dentro de uma abordagem feminista – como das mulheres homossexuais, quebrando barreiras de gênero, de sexo ou de identidades.

Portanto, longe de ser exclusório, o dia da visibilidade lésbica se propõe a ser mais uma data de reivindicação, de luta – lembrando que a luta é diária, e não deve ser marcada no calendário -, mas principalmente para ajudar na construção de uma sociedade mais justa, sem preconceitos, onde prevaleçam verdadeiramente as liberdades de escolha, principalmente em relação a gênero e sexualidade.

2 comentários:

  1. Oi nathi... cfe nos falamos,estou eu aqui para te dar um oi.Como meu tempo é "curtinho" e teus textos são por demais extensos,não consegui lê-los por inteiro.E aqui vai o meu beijo pra vc.
    Sandra Zanol/sérgio contabilidade

    ResponderExcluir
  2. Haha, ok, ok. Só presta atenção nos nomes de quem posta, porque esse, por exemplo, foi a Nandee. E oi :B Quando puder, leia-os por inteiro, haha. Beijo, Sandra, te cuida!

    ResponderExcluir