Páginas

24 de julho de 2011

Autoafirmação

Se funciona pra você, funciona pra mim também!

Pessoas inseguras de si que precisam repetir constantemente os traços de uma personalidade que não é delas e insistir em algo que elas não são. Se importam com imagem e "o que os outros vão pensar", precisam imitar uma multidão pra não chamar muita atenção. Precisam criticar constantemente a personalidade de alguém e deixar claro que não é assim também.

Necessidade de status pra provar pra si mesmo que o que pensa de si é verdade. Quando não é. Status não indica qualidade de caráter, exatamente. Ter mais bens materias não diz nada sobre a sua personalidade. E é incrível observar como as pessoas sentem necessidade de autoafirmação. Cruéis, esmagam uns aos outros pra poder ter em sua mente que são melhores.

Mas em sua mente, são vazios, influenciáveis e fracos. Pessoas que se autoafirmam demais são aqueles que seguem as modas por medo de ser diferente. Porque na verdade, eles odeiam as roupas ridículas que usam e queriam mesmo era vestir uma roupa larga e confortável e um All Star no lugar de um salto desconfortável. Mas elas precisam criar status, elas precisam se autoafirmar.

E há o caso dos que não têm tantos bens materiais e gostam da simplicidade. Mas são criticados por isso, então, eles gastam o dinheiro que não têm pra investir em uma roupa de marca. E, no final, a autoafirmação não vem "dentro" de nós, num pacote, quando nascemos. A sociedade cria ela em nós. Porque quando somos crianças, somos nós mesmos e não nos importamos para o que as pessoas falam sobre isso.

Crianças indiferentes e seguras de si. Aí crescemos em meio à sociedade de ideias fúteis e consumistas esmagadoras e nos tornamos inseguros. Precisamos saber que nos encaixamos nessa sociedade. Nisso, ela usa do seu melhor truque, a mídia, e faz com que nos sintamos "de fora" quando não seguimos os altos padrões da sociedade. E nós nos rendemos.

Nos tornamos seres autoafirmáveis, cabeça fraca. Presos num sistema imposto à nós. E o que mais vemos são pessoas que necessitam cruelmente de autoafirmação e nem sequer percebem isso. Mas afinal, ainda temos uma saída disso, podemos conquistar nossa liberdade nisso tudo. Uma liberdade mental, psicológica, que nos faz seguros de novo, autosuficientes. Nada mais em nós precisa ser mudado.

Os moldes da sociedade são todos iguais. Ela quer que nos percamos em meio à multidão de robôs e sejamos incapazes de pensar por nós mesmos. O sistema odeia gente "pensante", gosta horrores de todos que se autoafirmam diferentes, mas no fundo são iguais à todo o resto.

Então pense, liberte, crie, seja diferente da multidão. E pare de se autoafirmar, porque todos nós um dia o fizemos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário